Sintest promove palestra sobre assédio moral

A palestra ‘Assédio moral: ações e consequências no setor público’, promovida pelo Sintest-Uneb em parceria com a Fetrab, aconteceu na tarde desta quinta-feira (17/08), no auditório Jurandyr Oliveira. O evento contou com a participação de Firmino Júlio, Coordenador Geral do Sintest-Uneb, Daiana Alcântara, Coordenadora Geral do Sintest – Uefs, Danilo Ribeiro, advogado do Sintest-BA, Antônio Moisés, representante da Fetrab e Caroline Lima, representante da Aduneb.

Para discutir o tema proposto foram convidados os palestrantes Carlos Magno, assessor jurídico do Observatório de Assédio Moral e Sexual do Sinpojud, João Felipe Menezes, servidor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e professor de direito constitucional, e Acksandra Souza, assistente social do Observatório de Assédio Moral e Sexual do Sinpojud. Foi explanado o que caracteriza ou não o assédio moral e sexual, como a vítima pode constituir provas e a importância da atuação do sindicato para dar melhor encaminhamento às vítimas. Na palestra foi lançado o Núcleo de enfrentamento ao assédio moral e sexual do Sintest-Uneb, em parceria com o Sinpojud, para atender e acompanhar as vítimas com uma equipe interdisciplinar.

O evento contou ainda com a presença da estudante de História do Campus XVIII (Eunápolis), Caroline Santos Lima que comentou sobre a campanha Universidade sem Assédio. A estudante relatou como foi o processo que culminou na exoneração de um professor do campus de Eunápolis, comentando como a Universidade se manteve omissa, não oferecendo nenhum tipo de apoio durante ou após a apuração das denúncias. Segundo Caroline, o apoio psicológico conquistado para apenas uma das denunciantes aconteceu por videoconferência. Para ela, é importante que haja esse tipo de discussão dentro da Uneb para buscar avanços sobre o tratamento que é dado às vítimas de assédio moral e sexual.

Os presentes receberam um exemplar da cartilha ‘Assédio? Tô fora!’, idealizada e produzida pelo Sintest.

Reportagem: SINTEST


Leave a Comment